人間の啓示

Revelações sobre o homem

Ao que o Ser Evolutivo cruza com um sábio, de uma antiga escola, que lhe pede para recitar algo. Curioso, o Ser prontamente se senta e ouve o que ele passa a ler:


Um dia, quando os discípulos se haviam reunido para ouvir as palavras do Mestre, o rabi Shimon notou que um dos jovens, que era dolorosamente acossado pelas enfermidades da carne, encontrava-se muito preocupado com seus próprios males. E o Mestre lhes falou assim:

Não creiais que o homem não seja mais que carne!

O que realmente faz o homem é sua alma e seu Espírito. E assim como DEUS forma o Ponto Oculto, do qual todas as hostes celestes e todas as regiões superiores formam o envoltório, assim também é o homem representado por sua alma mais interna e seu Espírito, dos quais todas as partes do corpo formam o envoltório. A carne, a pele, os ossos e o resto são apenas uma vestimenta, um véu, não são o homem. E, quando o homem deixa o mundo, ele se desprende de todos os véus que o cobrem. Apesar disso, não devemos desprezar nossos corpos, pois as diversas partes do corpo se conformam aos segredos da Sabedoria Divina. A pele representa o firmamento, que se estende sobre tudo e cobre tudo como uma veste. A pele lembra também o lado mau do Universo, isto é, o elemento que é apenas externo e sensível. Os ossos e as veias são como a carruagem celeste: as forças que existem internamente e que consideramos os Servos de DEUS. Entretanto, tudo isso ainda é uma veste, pois é só em seu interior que encontraremos o mistério do Homem Celeste. Assim como é o Homem Terrestre, assim é o Homem Celeste interiormente. Pois tudo o que acontece aqui embaixo é apenas a imagem de tudo que acontece em cima. É nesse sentido que compreendemos que DEUS criou o homem à SUA própria imagem e semelhança. Mas, assim como no firmamento vemos diferente figuras formadas pelas estrelas e os planetas, constando-nos coisas ocultas e mistérios profundos, também sobre a pele que envolve nossos corpos existem linhas e formas que podem ser vistas como as estrelas e planetas do corpo. E todas elas têm um significado oculto e único.

A essência da Sabedoria Suprema é composta de Terra e de Céu, do Divino e do humano, do material e do imaterial, assim como o homem é composto de corpo e alma. O homem é a síntese de todos os nomes santos. No homem estão contidos todos os mundos, tanto o superior quanto o inferior. O homem contém todos os mistérios, mesmo aqueles que existiram antes da criação do mundo.

Já que a forma do homem compreende tudo que está nos céus em cima e na terra embaixo, DEUS a escolhe como SUA própria forma. Nada podia existir antes da geração da forma humana, que contém todas as coisas. E tudo que existe é pela graça da existência da forma humana. Mas devemos distinguir entre o homem de cima e o homem de baixo, já que um não pode existir sem o outro. Da forma do homem depende a perfeição da fé. O que nós chamamos Homem Celeste, ou a primeira manifestação Divina, é a forma absoluta de tudo que existe, a fonte de todas as formas e ideias: Pensamento Supremo. O homem é o ponto central do qual gira toda a criação. Sua figura é a mais nobre de todas as que arreiam a carruagem de DEUS.

DEUS criou o homem de tal modo que dentro dele está uma parte de todos os Espíritos celestes. Mas, não são os Espíritos que dão uma parte deles mesmos ao homem. Se fosse assim, daí, num momento de irritação, cada espírito poderia retirar-se e, então, o que restaria do homem? Mas, quando DEUS criou o homem , nele imprimiu a imagem do Reino Santo em sua totalidade, o que significa a imagem de todas as coisas. Esta imagem é a síntese de todas as coisas, tanto em cima como embaixo. É também a síntese de todas as sefirot, e de todos os seus nomes, suas denominações, suas formas e suas variações.

DEUS criou o homem à SUA própria imagem a fim de que pudesse dedicar-se ao estudo do Torá e a andar em SEU caminho. Adão foi feito da mesma terra da qual foi erguido o Santuário da Terra. E a terra onde estava o Santuário era a síntese dos quatro pontos cardeais do mundo. Esses pontos cardeais estavam unidos, no momento da Criação, com os quatro elementos: fogo, água, ar e terra. Ao mesclar esses quatro elementos, DEUS criou um corpo que espelhava os mundos superiores. Assim, nós dizemos que o corpo é composto dos mundos superior e inferior. Os quatro elementos primários constituem o mistério da fé. São a origem de todos os mundos. Ocultam os mistérios das hostes celestes. Esses quatro elementos correspondem aos quatro elementos terrestres: fogo, água, ar e terra que são os símbolos do mistério Supremo. No momento da criação do homem, o SANTÍSSIMO formou o corpo com a terra na qual está o Santuário Terrestre, e formou o Espírito com o a terra na qual está o Santuário Celeste. Quando o corpo foi feito da terra, os outros elementos vieram e pediram para ser incluídos também. Assim, o homem representa todos os elementos.

Quando DEUS criou o mundo, deu à terra todas as forças geratrizes de que necessitava. Mas, ela era como uma flor encerrada num botão, pois não produzia fruto algum até a criação do homem, quando as forças geratrizes se tornaram visíveis ao mundo. Porque, produzindo fruto, a terra demonstrou que tinha forças geratrizes escolhidas dentro dela. Os céus também não enviaram nutrição alguma à Terra até depois da criação do homem. Assim, os frutos do Céu e da Terra se fizeram visíveis no mesmo momento – o da criação do homem. Então, o céu começou a produzir chuva nas estações próprias, e a terra exteriorizou suas forças geratrizes. E, com a aparição do homem, música foi ouvida pela primeira vez sobre a Terra, pois foi então que a voz da pomba-rola foi ouvida no campo. E na voz da pomba-rola estava a Voz de DEUS, ouvida pela primeira vez na terra depois da criação do Homem. 

"Revelações sobre o Homem, Capítulo 9 - O Zohar O Livro do Esplendor"

Yedidyah
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