Se lhe perguntasse: o que significa desenvolvimento, o que responderia?
Provavelmente listaria alguns significados, tais como: progresso, crescimento, expansão, aperfeiçoamento, incremento, propagação, etc., etc., etc. Correto?
Obviamente tais são as definições existentes para desenvolvimento. Contudo, pouca atenção se dá à construção da palavra: des + envolvimento. Sem querer ir muito longe em aulas de português, o sufixo “des" é de negação. Portanto, por analogia, temos que desenvolvimento é o ato de “deixar de envolver-se”. Como assim?
Efetivamente, para que haja desenvolvimento, precisamos abrir mão de certas coisas, cortar certas raízes, precisamos deixar de nos envolver com coisas, situações ou pessoas que nos prendem, nos impedindo de crescer.
Repare que a nossa vida é assim: para que haja o desenvolvimento do bebê, ao sair do ventre de sua mãe, é necessário cortar o cordão que o liga à ela. Depois, para que ele cresça, ou melhor, se desenvolva saudavelmente, é preciso que abra mão do leite materno e se alimente de outras fontes ricas em vitaminas, proteínas e carboidratos. Para que esse mesmo bebê, anos depois, consiga desenvolver-se qual adulto, é preciso deixar de envolver-se com seus pais e o conforto do seu lar, em busca de sua independência. E por aí vai... A lista é imensa, mas quero chamar a atenção para o hoje:
Como pode querer desenvolver-se espiritualmente, emocionalmente, profissionalmente, ou em quaisquer campos que lhe sejam importantes, se ainda mantêm envolvimento com coisas que deveriam ficar no passado, ou de lado?
Não se anule. Não se prenda. Não se deixe amarrar. Não viva a vida de outros.
Veja que o recado não é para se rebelar ou agir egocentricamente. Não. Mas, para que faça uma profunda análise e veja o que está impedindo o teu desenvolvimento. Apare algumas raízes, corte o cordão umbilical e desenvolva!
Que a GRANDE EU SOU seja contigo e ainda maisem ti, hoje e em todos os teus dias!
Yedidyah