Eram quase 11h00 da manhã de um sábado. O sol detinha um azul homogêneo, não recortado por nuvens, fossem elas brancas ou acinzentadas. Se já estiveram presentes, foi antes disso. E depois disso também. Mas, neste dia, apenas os raios de sol faziam companhia.
A água estava em temperatura não superior a 36° e não inferior a 27°. Mas, os tempos eram outros. E ao imergir nas águas, na pequena fração do tempo, uma sensação diferente tomou conta daquele mais tarde saberia do que se tratava. 11 anos não eram suficientes para tamanha visão, apenas eram suficientes para entender que algo mais se daria, ou o que nele havia.
Mas a água por si só não traz a limpeza. Mesmo que numa pequena ou menor representatividade. Talvez, de suas simbologias, a melhor e mais bela está ligada ao renascer, ao deixar seu passado de lado e viver para aquilo que acredita. No entanto, isso só não bastou. Pois o ato tem de servir por memorial móvel, dinâmico. O ato precisa ser renovado dia após dia.
De que adianta descer às águas se o seu espírito não se eleva? De que adianta o voto se o vento o leva? De que adianta ter sua pele marcada se a marca não invade seu interior?
E um novo batismo ocorreu.
A escuridão se fazia densa, sendo iluminada por uma pequena risca de lua minguante que quase efeito não tinha. As estrelas testemunhavam ainda escondidas. O silêncio ainda reinava, sendo pausado apenas por breves e ligeiros cantos de pássaros. A água era fria: talvez não fosse inferior a 9°, mas certamente não era superior a 18°, num horário em que a noite fica ainda mais gélida. Algo como 05 e 06 da manhã de um mês 04. O dia era 03.
Ainda que tenha usado a água corrente de um rio, o batismo era em Espírito. Em apresentação. Nele se uniu a anulação à renovação. O morrer ao renascer. O viver ao evoluir. A vida à missão.
Mas, batizar em Espírito é mais do que isso. É permitir que o Espírito envolva, que ele invada. E é mais do que obter poderes tidos como sobrenaturais. Batizar em Espírito significa deixar que as características do Espírito de DEUS sejam tuas características. Significa permitir que as virtudes divinas se façam presentes, tomando o lugar daquilo que é terreno, infértil, carnal. Significa alterar a visão. Se por em ação.
Essa lição ele aprendeu. E passou.
Que o GRANDE EU SOU seja contigo e ainda mais em ti, hoje e em todos os teus dias!
Yedidyah