Arrependimento

Arrependimento


É comum ouvirmos pessoas falarem com certo “ar de arrogância”: “Eu não me arrependo de nada que já fiz ou falei!”. Mas, será que não se arrependem mesmo?

É também verdade que o grau de satisfação com que algumas dessas pessoas vivem, levam-nas a entender que se tivessem feito alguma coisa diferente lá atrás, isso poderia tê-las impedido de desfrutarem a sensação agradável de seu hoje. Isso também pode ser verdade.

Mas, de uma forma geral, no desenho traçado por ELE lá em cima, nos desviamos constantemente e, geralmente, inconscientemente do caminho original.

Portanto, é bem possível que se não tivesse feito “algumas coisas” no passado, você poderia estar desfrutando dessa sensação de bem-estar há mais tempo.

Aliás, o arrependimento não é só humano, mas uma atitude digna e uma manifestação de humildade. Afinal, temos que reconhecer que não acertamos sempre. Que nem sempre escolhemos as palavras certas. Que comumente agimos impulsivamente, sem um raciocínio prévio. Que decidimos caminhos aleatoriamente, na maioria das vezes, sem nos atentar aos detalhes ou sinais que nos são colocados.

Pois bem, então se nos arrependemos de algo, devemos imediatamente voltar atrás?

Não. Nem sempre isso é possível.

 É até mais provável que tenha de amargar algo por não ter tomado a atitude, por não ter medido as palavras, por não ter entendido o que era para ser feito.

Então, para que serve o arrependimento?

O arrependimento está lá para, entre outras coisas, provar que você evoluiu. Que você passou a enxergar as coisas de outra forma. Que conseguiu agrupar os sinais que haviam lhe sido dados. Que você entende de forma muito honesta que poderia ter feito diferente, falado diferente, analisado diferente.

Tudo bem, mas e agora o que fazer?

Se puder voltar atrás e pedir perdão para as pessoas envolvidas (se houve pessoas envolvidas na questão) ou se puder retomar de onde errou agindo acertadamente, faça isso.

Mas, se as circunstâncias não lhe permitirem, conduza esse novo momento da forma mais sábia possível. Não volte a cometer erros parecidos. Antes, tire dos erros cometidos a lição necessária para não cometê-los mais.

Quem sabe uma nova oportunidade não poderá lhe ser dada?

Uma coisa é certa: se agir de forma evolutiva, o destino final será o que ELE te desenhou inicialmente.

Que o GRANDE PROJETISTA seja contigo e em ti, hoje e em todos os teus dias!



Yedidyah
Share by: